Cidade da Guarda preparada para enfrentar situações de neve e gelo

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, assegurou que a cidade está preparada, com meios materiais e humanos, para enfrentar situações de gelo e de neve.

Segundo o autarca, o dispositivo de intervenção é formado por 49 equipamentos e 143 homens de diversas instituições e entidades do concelho.

“Estão definidas as intervenções prioritárias, de modo a que, quando ocorrer essa situação (neve e gelo), e se ocorrer, não haja nenhum prejuízo para as famílias, para as crianças, para as instituições, em suma, para a economia da Guarda”, afirmou Álvaro Amaro aos jornalistas.

O autarca disse, após uma reunião com as várias entidades envolvidas no plano, que o objetivo é trabalhar para que, no futuro, a neve possa ser um elemento de atração e de dinamização da cidade.

“Nevou na Guarda, venham à Guarda, vale a pena vir à Guarda, somos a cidade mais alta, temos neve, venham brincar com a neve e venham, naturalmente divertir-se e visitar a Guarda”, é o desafio que Álvaro Amaro pretende lançar futuramente aos turistas.

Referiu que é intenção do município acabar com a ideia de que quando cai neve “parece que veio uma desgraça que impede as pessoas de virem à Guarda”.

“Nós queremos evitar isso”, assegurou, indicando que o plano de intervenção em cenários de neve e de gelo será liderado pelo serviço municipal de proteção civil, que articulará todos os meios e entidades envolvidos.

Segundo Álvaro Amaro, os meios de proteção civil englobados no dispositivo estão preparados para intervir a qualquer momento e já foram definidas as principais “prioridades de ação”.

O comandante operacional municipal de proteção civil, Luís Miguel Fontes, adiantou que a primeira prioridade da intervenção delineada é “garantir sempre o socorro das pessoas”.

Explicou ainda que, em dias de neve, será prioritário garantir em funcionamento o acesso rodoviário entre as duas autoestradas da região (A23 – Guarda/Torres Novas e A25 – Aveiro/Vilar Formoso) e o Hospital Sousa Martins, com a utilização da VICEG – Via de Cintura Externa da Guarda.

“Perante os cenários de neve que anualmente se fazem sentir no concelho da Guarda, com os potenciais constrangimentos que estes representam para a atividade socioeconómica local, assume particular importância a cooperação interinstitucional e a consequente articulação operacional na minimização dos referidos constrangimentos”, reconhece a autarquia liderada por Álvaro Amaro.

O dispositivo hoje apresentado inclui, entre outras entidades, a Câmara Municipal da Guarda, a Estradas de Portugal, os Bombeiros Voluntários da Guarda, a PSP e a GNR.


Conteúdo Recomendado