Descida da temperatura mínima no Norte e Litoral Centro

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do meio da tarde nas regiões norte e centro, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da tarde na região norte, estendendo-se gradualmente ao litoral da região centro.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal, acentuado arrefecimento nocturno com condições favoráveis à formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima na região norte e no litoral centro a norte do Cabo Carvoeiro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Évora, Beja, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco e Leiria 13, Vila Real e Viseu 11, Bragança 9, Guarda 5, Faro 16, Santa Cruz das Flores 15 e Funchal 20.

As barras marítimas de São Martinho do Porto e de Esposende estão hoje fechadas à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível às 6 horas na página da Marinha na Internet, as barras marítimas da Figueira da Foz e de Aveiro estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 11 e a 15 metros, respetivamente.

A barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

Também a barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 2 a 3 metros.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros, diminuindo gradualmente para 1 metro.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 14 e os 18 graus.


Conteúdo Recomendado