Assinalando-se este ano o Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral no mar do norte (15/11), mentor e protagonista, juntamente com Gago Coutinho, da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, a autarquia celoricense celebra hoje o Dia do Município “com a sumptuosidade que a ocasião exige, por forma a não deixar esbater a memória e continuar a prestar tributo a tão ilustre filho da terra”.
As comemorações começaram esta manhã com o tradicional hastear da bandeira, acompanhado pela musicalidade da EPABI, seguindo-se a romagem à estátua de Sacadura Cabral para a deposição da coroa de flores. Ainda durante a manhã, foi levada a cabo a inauguração da Alteração e Ampliação do Parque Industrial A25.
A tarde começou com a apresentação do livro “25 de abril de 1974, Quinta- feira”, com a presença do autor, o fotojornalista celoricense Alfredo Cunha. De seguida, terá lugar a inauguração de uma Galeria Imagens sobre a ruralidade celoricense nos anos de 1970, captadas pela objetiva de Alfredo Cunha. A tarde prossegue com o simulacro “Sacadura 24”, exercício implementado pela Proteção Civil/bombeiros.
Numa alusão a Sacadura Cabral e à temática da aviação, decorre no Gimnodesportivo, o Concurso de Lançamento de Aviões de Papel, aberto a pessoas de todas as idades.
As comemorações não se esgotam hoje, dia 23 de maio, prosseguindo até dia 26 de maio.
Assim, vai ter lugar no Mercado Municipal, dia 25 de maio, pelas 21h30, o espetáculo Comunitário “Logos”, uma criação de Oliveira & Bachtler e a comunidade de Celorico da Beira.
De 23 a 26 de maio, o Município de Celorico da Beira e o Clube Vertical promovem o evento “Linhares a Voar”, um convite para amantes e curiosos do parapentes se aventurarem em passeios aéreos e desfrutarem com as paisagens de montanha da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, a Catedral do Parapente.