Celebrações do 823º Aniversário da Cidade da Guarda começam na quinta-feira

Decorrem ainda várias atividades como o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda, a entrega do prémio para a Melhor Bola Parda da Guarda, a Serenata Monumental “Fado ao Centro”.

O Município da Guarda celebra este ano o 823º aniversário da atribuição do foral da cidade da Guarda dando especial enfoque à economia e à importância das empresas para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho e à consequente criação de novos postos de trabalho.


Este ano as comemorações não se restringem apenas ao dia 27 de novembro, tendo início já na quinta-feira, dia 24 de novembro, com uma homenagem a título póstumo a João Mendes Rosa, antigo coordenador do Museu e mentor do SIAC, falecido em 2021.


A esta homenagem seguir-se-á o lançamento do número 43 da Revista Cultural Praça Velha, publicação semestral do Município da Guarda, e que privilegia o Património e a História da região da Guarda e será apresentada pelo professor António Pinto Coelho.


Para além destas atividades, decorrem ainda várias outras como o Torneio Internacional Feminino de Polo Aquático Cidade da Guarda, a entrega do prémio para a Melhor Bola Parda da Guarda, a Serenata Monumental “Fado ao Centro”.


O dia 27 de novembro, Feriado Municipal, começará com a habitual deposição de coroa de flores junto à estátua do rei fundador da cidade da Guarda, o Hastear da Bandeira e Sessão Solene, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal e uma demonstração de meios das forças militares e de segurança.


Já no período da tarde, e com a presença do ministro do Economia e do Mar, serão inauguradas as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística da Guarda e do Centro Tecnológico do Centro Histórico e onde serão assinadas as escrituras de lotes com duas empresas.


Segue-se depois o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata em vários locais da cidade e a prova Invernal de BTT.


O dia de aniversário termina com o concerto da ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, no Teatro Municipal da Guarda, contando também com os músicos convidados Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João.


Conteúdo Recomendado