O Gabinete de Intervenção Comunitária em Saúde Mental (GIC), vai promover no próximo dia 12 de outubro, das 14 às 17 horas, o seminário “Saber Envelhecer”, no auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.
Este Gabinete foi implementado pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e “pretende ser um espaço terapêutico e de aprendizagens na comunidade, apoiando a recuperação e reabilitação de pessoas com experiência em doença mental e acompanhamento a jovens no concelho da Guarda”.
O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus fornece assistência “no campo da saúde mental e da deficiência, física e mental, e de outros doentes” e é, também, a entidade gestora da Casa de Saúde Bento Menni.
Este seminário promovido pelo GIC engloba diversos temas no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e, também, acerca das patologias e doenças que afetam a população mais idosa.
Cada tema terá a intervenção de um especialista, estando confirmada a presença de Maria Assunção Vaz Patto, Ermelinda Marques, Alexandra Fonseca, Marina Afonso, Tatiana Sousa e a participação especial do investigador e neurocientista Rui Costa. O seminário será moderado pelo médico João Correia.
A iniciativa terá início às 14h30 com a sessão de abertura, seguida da intervenção de Maria Assunção Vaz Patto, professora na Universidade da Beira Interior (UBI), que irá abordar o tema “Envelhecimento ativo e envelhecimento patológico”.
Segue-se o tema “Qualidade de vida das famílias com membro portador de doença neurodegenerativa”, que contará com a presença da professora adjunta na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Ermelinda Marques.
O tema seguinte, “Importância da atividade física no processo de envelhecimento”, será apresentado por Alexandra Fonseca, Coordenadora Pedagógica do Programa Guarda +65 da Câmara Municipal da Guarda.
“Novas tecnologias na promoção do envelhecimento ativo” é o tema a ser abordado por Marina Afonso, docente do Departamento de Psicologia e Educação da UBI.
Será ainda apresentado o Programa de Intervenção Precoce nas Alterações da Memória (PIPAM), um programa da Casa de Saúde Bento Menni em parceria com o Município da Guarda, através do programa Guarda +65, e que pretende “estabilizar e evitar a evolução aguda do Défice Cognitivo Ligeiro (DCL)” no concelho da Guarda.
Haverá também a intervenção online do neurocientista natural da Guarda, Rui Costa, presidente do Instituto Allen em Seattle (Estado Unidos da América) que se dedica à promoção da investigação em biociência.
Esta iniciativa é gratuita, no entanto, os interessados deverão proceder à inscrição obrigatória que poderá ser realizada AQUI.