Candidaturas aos cursos de Técnico Superior Profissional no IPG

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorre, até ao próximo dia 6 de outubro, o prazo das candidaturas para a frequência dos cursos Técnico Superior Profissional (TeSP), que conferem uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Neste ano letivo, vão ser lecionados no IPG três cursos (TeSP): Cadastro Predial, Testes de Software e Infra-estruturas de Cloud, Redes e Data Center.
Podem aceder aos TeSP os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os estudantes que tenham sido aprovados nas provas dos “maiores de 23 anos”, realizadas, para o curso em causa; os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não o tenham concluído; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Estes ciclos de estudos visam a obtenção de uma qualificação profissional que permita uma rápida inserção no mercado de trabalho, permitindo igualmente o prosseguimento de estudos no ensino superior (licenciaturas e/ou mestrados integrados); serão ministrados no âmbito do ensino superior politécnico, têm uma duração de 2 anos (120 ECTS) e têm uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio (um semestre).
Pela inscrição nos cursos técnicos superiores profissionais no ensino público é devida uma propina anual, fixada em 500 euros. Os estudantes inscritos nos cursos técnicos superiores profissionais são abrangidos pela acção social direta e indireta, nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.


Conteúdo Recomendado