“Ainda sem nome, nem identificação do sexo, estes filhotes procuram um padrinho ou madrinha que os queiram conhecer, escolher o seu nome e contribuir para a melhoria do bem-estar do animal escolhido. Não sendo possível ainda determinar o sexo dos animais, cada padrinho deverá contribuir com dois nomes, um feminino e outro masculino. Quando for possível determinar o género de animal apadrinhado, o padrinho será convidado a batizar definitivamente o animal ‘afilhado’”, refere a autarquia de Gouveia.
A campanha de apadrinhamento decorre até ao dia 15 de agosto e o município apenas aceita padrinhos/madrinhas que tenham idades entre os 03 e os 12 anos.
Parque Ecológico de Gouveia
Criado em 1999 pelo Município de Gouveia, o Parque Ecológico está implantado numa área total de 6 hectares.
O objetivo deste espaço é a sensibilização e a educação ambiental, valorizando os aspectos didácticos através das ferramentas naturais, nomeadamente fauna e flora, fomentando ainda a percepção do visitante, não tanto para a mera exposição dos animais, mas sobretudo para o entendimento da relação da espécie animal com o seu habitat natural.
Para além da flora ali existente, muita dela presente nos diferentes ecossistemas existentes na Serra da Estrela, existem também mamíferos e aves autóctones, bem como algumas espécies exóticas.
Como tal, durante a visita, os visitantes podem observar o javali, bem como gamos, veados e uma coleção impressionante de outros mamíferos, aves e répteis.
Os interessados devem contactar o Parque Ecológico através dos seguintes contactos: 238 08 39 30/ 96 17 30 877 ou parque.ecologico@cm-gouveia.pt.