Câmara do Sabugal espalha sal-gema nas estradas para derreter gelo

A Câmara do Sabugal está a espalhar sal-gema nas estradas mais afetadas pela formação de gelo e já teve necessidade de cortar o trânsito em algumas ruas da cidade, disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.

“Há dois dias que temos cinco viaturas no terreno e dez homens, que estão a espalhar sal-gema, e uma carrinha ligeira com um espalhador acoplado, que atua nas situações mais urgentes”, referiu o vereador Vítor Proença, responsável pelo pelouro da proteção civil municipal do Sabugal.

Segundo o autarca daquele concelho do distrito da Guarda, os funcionários estão a espalhar o sal-gema “sobretudo nas estradas municipais, nomeadamente naquelas que estão referenciadas e onde, normalmente, o sol não derrete o gelo, por serem muito sombrias”.

Devido à formação de grandes geadas nos dois últimos dias, a Câmara Municipal do Sabugal tem atuado de imediato, enviando “logo de manhã” as equipas da proteção civil para o terreno, para locais onde o gelo põe em causa a segurança rodoviária.

Devido às baixas temperaturas, a autarquia também solicitou a intervenção da Estradas de Portugal nas vias EN 233-3 (que liga Sabugal a Vilar Formoso), na EN 233 (Guarda-Sabugal) e na ER 234 (Sabugal-Alto de Leomil), indicou.

O autarca lembrou ainda que, na terça-feira, devido ao gelo, ocorreu uma colisão entre dois veículos ligeiros, na estrada que faz a ligação entre Sabugal e Alfaiates, que originou um ferido grave e outro ligeiro.

“Na terça-feira, a zona mais afetada foi a cidade do Sabugal, onde tivemos que cortar algumas ruas ao trânsito, e as zonas de Alfaiates e de Sortelha/Bendada”, lembrou Vítor Proença.

A Câmara Municipal do Sabugal está atenta ao problema da formação de gelo e, segundo o vereador, dispõe de um ‘stock’ de 20 toneladas de sal-gema, “a contar com estas situações” e com a eventual queda de neve.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na terça-feira um aviso à população devido à previsão de tempo frio, com “temperaturas abaixo de normal para a época”, alertando para as medidas preventivas a adotar.

Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, tempo frio e seco, com temperaturas “mínimas abaixo do normal para a época”, e condições para persistência de nevoeiros, que poderão ser gelados em especial nas regiões do interior.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.

Entre as medidas preventivas a adotar pela população devido ao tempo frio, a ANPC refere ainda que se deve ter “atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva”.


Conteúdo Recomendado