“Chafariz dos Pretos” é o nome atribuído ao marco emblemático, construído na segunda metade do século XIX, que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo se encontra a restaurar, informou hoje a autarquia.
Este “ex-libris” de Figueira de Castelo Rodrigo que se encontrava “num estado avançado de degradação”, está atualmente a sofrer obras de conservação e restauro por uma empresa especializada na área contratada pela autarquia figueirense.
Segundo a edilidade, está a ser feita “uma intervenção de limpeza e conservação, corrigindo más intervenções realizadas com materiais e técnicas incorretas e inapropriadas, que ao longo do tempo foram adulterando e reconstruindo inesteticamente o chafariz”.
Será também revista a componente hidráulica, assim como as tubagens e o sistema de drenagem, isolamento do tanque, evitando fugas de água e está ainda prevista uma melhoria na envolvente do chafariz.
Segundo a lenda, acreditava-se que as “raparigas que bebessem água do “Chafariz dos Pretos” casavam em Figueira de Castelo Rodrigo”, tendo este sido o cenário de vários romances.
Com esta intervenção, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo pretende continuar a preservar “o seu valioso património edificado e afetivo da memória coletiva do concelho”.