A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo atribuiu um apoio financeiro extraordinário, no valor de cerca de 60 mil euros, a todas as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho para a promoção e organização de festividades culturais e religiosas.
A autarquia refere que apesar de existirem comissões de festas e mordomias para a organização destes eventos, “os recursos financeiros são cada vez mais escassos e os custos mais elevados”.
Nesse sentido, a Câmara atribui estes apoios baseados no número de aldeias e na população residente em cada uma e que permitem “apoiar as festividades que estão programadas, mantendo vivos os costumes de cada terra, salvaguardando a tradição”. Permitindo também dar “continuidade à história e costumes” e preservar “o património material e imaterial que é passado entre gerações”.
Estas festividades potenciam “a captação de turismo”, que eventualmente “se reflete na economia local e no desenvolvimento e promoção do nosso território”, como refere a edilidade.