A Câmara Municipal da Guarda investe este ano 260 mil euros no evento “Cidade Natal”, a realizar de 01 a 25 de dezembro, que “continua a ser uma marca muito importante” para o concelho.
O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Costa, sublinhou que se trata de uma iniciativa, muito importante para a dinamização comercial e económica da cidade.
A abertura do evento decorreu na sexta-feira (dia 01), com uma parada de Natal entre o Jardim José de Lemos e a entrada da Rua do Comércio.
A Câmara investiu cerca de 100 mil euros na iluminação de Natal que se estende a várias zonas da cidade e que estará ligada até ao dia 06 de janeiro, Dia de Reis.
O presidente da Câmara revelou na quarta-feira, em declarações aos jornalistas, que todo o espaço da “Cidade Natal” foi redefinido.
“O que dizem os técnicos é que todos os equipamentos e a sua dimensão foi revista em resultado do trabalho dos últimos meses”, precisou Sérgio Costa.
O autarca afirmou que a Câmara quer que haja uma melhoria contínua para que as pessoas possam visitar a Guarda cada vez mais.
“Estamos todos expectantes com aquilo que possa ser a ‘Cidade Natal’ este ano”, admitiu.
Na Praça Luís de Camões estão instalados o carrossel parisiense, a roda, o comboio de Natal, a pista de patinagem no gelo, a casa do Pai Natal e a árvore de Natal gigante.
Haverá ainda um mercadinho de Natal.
A programação da “Cidade Natal” inclui concertos nas igrejas da cidade e do concelho, a decoração das árvores dos Jardins José de Lemos e Frei Pedro, e o tradicional madeiro que irá arder desde meio da tarde do dia 24 de dezembro.
No dia 26 de dezembro volta a cumprir-se a tradição do magusto da velha em Aldeia Viçosa, com o lançamento de castanhas do cimo da torre da igreja em honra de uma benemérita da freguesia.
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o Teatro Municipal e o Museu da Guarda realizam diversas atividades para as famílias e a Câmara promove o Concurso de Montras.
Nos dias 03 e 04 de janeiro de 2024, o Teatro Municipal da Guarda será palco do espetáculo “O Principezinho” e, no Dia de Reis, 06 de janeiro, realiza-se o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”, com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.