Câmara da Covilhã requalifica Jardim Público

Parque infantil totalmente remodelado, iluminação pública substituída por tecnologia LED e espaço de restauração ampliado.

O Município da Covilhã acaba de realizar várias intervenções no Jardim Público, no centro da cidade, entre as quais se destaca a requalificação do parque infantil, espaço que não era remodelado desde a sua criação, em 2001.

A obra surge na sequência do Orçamento Participativo “Covilhã Decide 2017”, edição em que a modernização do parque foi uma das propostas vencedoras.

A aposta incidiu na colocação de um novo pavimento, substituindo o piso em areia por uma solução em borracha, e na instalação de novo mobiliário e equipamentos de diversão, tornando o parque infantil mais moderno, atrativo e seguro.

Paralelamente, a autarquia substituiu toda a iluminação do Jardim Público por tecnologia LED, no âmbito do Plano de Racionalização Energética – através do qual está a substituir 1.829 luminárias obsoletas e em más condições, com o intuito de reduzir em 70% os custos com iluminação pública. A mudança das lâmpadas nesta zona verde insere-se na primeira fase do Plano, em execução até meados de agosto.

A intervenção no Jardim Público contemplou ainda a renovação e ampliação do espaço destinado a restauração que se encontra junto ao parque infantil, através da concessão da exploração pelo período de 10 anos a um privado, que no âmbito do acordo realizou as obras, no valor de 30 mil euros. O espaço, que dá agora pelo nome de “Equilíbrio – Esplanada do Jardim”, ganhou uma zona de estar interior com mesas e cadeiras, mantendo a ampla esplanada.

«Através deste conjunto de intervenções no Jardim Público foi possível qualificar um jardim que se assume como um dos espaços nobres do coração da cidade e, por outro lado, cumprir com os anseios dos munícipes, que fizeram da proposta de modernização do parque infantil um projeto vencedor do “Covilhã Decide”», afirma o presidente da Câmara, Vítor Pereira. A intervenção no parque infantil e a substituição da iluminação representou um investimento na ordem dos 40 mil euros.


Conteúdo Recomendado