Câmara da Covilhã lança projeto para preservar azulejos

A iniciativa pretende contribuir para a preservação e conservação dos azulejos do concelho.

A Câmara da Covilhã anunciou que vai lançar o projeto “Património Azulejar da Covilhã”, que visa contribuir para a preservação e conservação dos azulejos do concelho.

“Tendo em conta a preservação do interessante património azulejar da cidade e do concelho da Covilhã e a necessidade de consciencializar a comunidade local para a sua conservação, a Câmara Municipal apresenta um projeto que visa o entrosamento de diversas entidades locais, designadamente a Academia Sénior e o Atelier Formas e Cores de Terra, a Universidade da Beira Interior, bem como algumas de âmbito nacional, caso do Instituto Politécnico de Tomar e do Projeto SOS Azulejo, detentor do Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural – Europa Nostra 2013”, refere uma nota da autarquia.

Segundo a informação, o município pretende “contribuir para uma maior motivação na preservação deste tipo de património, ao mesmo tempo que se desenvolvem sentimentos de pertença graças ao papel das associações covilhanenses que irão colaborar nesta iniciativa”.

“Será ainda possível pensar o inventário do património azulejar do concelho, colocando a Covilhã num patamar de charneira nesta área, ao lado de outros que integram atualmente a Rota do Azulejo em Portugal”.

De acordo com a nota, o projeto arranca com a exposição “Na Simplicidade do Azulejo Pombalino”, de Martinha Soares, que é inaugurada no sábado, às 16 horas, e que ficará patente na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra.

As atividades continuam durante o mês de fevereiro e contemplam palestras, visitas guiadas percorrendo a “Rota Azul e Branca”, oficinas de conservação e restauro e de criação de azulejos e uma exposição bibliográfica.

A nota salienta ainda que o projeto conta com a colaboração de Leonor Sá, do Museu da Polícia Judiciária e coordenadora do “Projeto SOS Azulejo”, e de Ricardo Triães, do Instituto Politécnico de Tomar.

No próximo dia 20 de Janeiro, pelas 16H00, com a inauguração da exposição “Na Simplicidade do Azulejo Pombalino” de Martinha Soares, na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra, inicia-se o projeto “Património Azulejar da Covilhã”.
Tendo em conta a preservação do interessante património azulejar da Cidade e do Concelho da Covilhã e a necessidade de consciencializar a comunidade local para a sua conservação, a Câmara Municipal apresenta um projeto que visa o entrosamento de diversas entidades locais, designadamente a Academia Sénior e o Atelier Formas e Cores de Terra, a Universidade da Beira Interior, bem como algumas de âmbito nacional, caso do Instituto Politécnico de Tomar e do Projecto SOS Azulejo, detentor do Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural – Europa Nostra 2013.

A autarquia pretende assim contribuir para uma maior motivação na preservação deste tipo de património, ao mesmo tempo que se desenvolvem sentimentos de pertença graças ao papel das associações covilhanenses que irão colaborar nesta iniciativa.
Será ainda possível pensar o inventário do património azulejar do Concelho, colocando a Covilhã num patamar de charneira nesta área, ao lado de outros que integram atualmente a Rota do Azulejo em Portugal.

Durante todo o mês de Fevereiro as atividades continuam e contemplam palestras, visitas guiadas percorrendo a “Rota Azul e Branca”, oficinas de conservação e restauro e de criação de azulejos e uma exposição bibliográfica.

De salientar a colaboração da Prof. Doutora Leonor Sá, do Museu da Policia Judiciária e Coordenadora do “Projecto SOS Azulejo” e do Dr. Ricardo Triães do Instituto Politécnico de Tomar.

PROGRAMA:
Atividade: “NA SIMPLICIDADE DO AZULEJO POMBALINO” Exposição de azulejos pela artista Martinha Soares
Data: 20 de Janeiro a 25 de Fevereiro 2018
Inauguração: 20 Janeiro pelas 16H00

Atividade: Intercambio Museu-Biblioteca – Mostra Bibliográfica/Mostra “A Toponímia e o Azulejo”
Data: 20 de Janeiro a 25 de Fevereiro 2018
Local: Museu de Arte Sacra e Biblioteca Municipal da Covilhã

Atividade: “Venha tomar café connosco” – Palestra – Oradora Dr.ª Leonor Sá do Museu da Polícia Judiciária e Coordenadora do “Projeto SOS Azulejo”.
Data: 02 de Fevereiro 2018
Hora: 21H00
Local: Academia Sénior da Covilhã

Atividade: “Rota azul e branca” – Visita Guiada
Data: 10 de Fevereiro 2018
Hora: 10H30
Local: partida do Museu de Arte Sacra, percorrendo a Rota Azul e Branca, a qual se define pela descoberta do património azulejar da Covilhã.

Atividade: Oficina de Restauro e Conservação de Azulejos ministrada pelo técnico do Instituto Politécnico de Tomar, Dr. Ricardo Triães
Data: 22 de Fevereiro 2018
Hora: 10H00 – 18H00
Local: Instalações do Atelier Formas e Cores de Terra – CAC – Condomínio do Associativismo da Covilhã

Atividade: Oficina do Azulejo (pintura e vidramento) pelo Atelier Formas e Cores de Terra
Data: 27 de Fevereiro 2018
Hora: 10H00 – 18H00
Local: Instalações do Atelier Formas e Cores de Terra – CAC – Condomínio do Associativismo da Covilhã


Conteúdo Recomendado