Bombeiros de Mêda investem 270 mil euros na remodelação e ampliação do quartel

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Mêda vai receber obras de remodelação e de ampliação avaliadas em 270 mil euros, que vão melhorar as condições de operacionalidade, informou hoje o presidente da direção.

Segundo Paulo Amaral, as obras correspondem a um desejo antigo da corporação que ocupa um edifício com 40 anos que “já não corresponde às exigências atuais” de um corpo de bombeiros.

“O quartel não tem camaratas femininas, o telhado é em amianto, o salão nobre está desadequado aos dias de hoje e a garagem tem falta de espaço. Por isso, as viaturas estão nas paradas, ao ar livre, e algumas estão guardadas em armazéns”, explicou hoje o dirigente à agência Lusa.

O responsável lembra que as obras, desejadas há cerca de seis anos, também representam “um anseio do corpo ativo, devido à presença feminina”, uma vez que a corporação dos bombeiros voluntários de Mêda, tem “cerca de dez mulheres” e não possui camaratas femininas.

A intervenção, que deverá começar esta semana, é financiada em 85% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“Toda a remodelação é inspirada na modernização e sustentabilidade energética do próprio edifício”, indicou o dirigente, que também desempenha as funções de presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda.

Paulo Amaral referiu que “foi muito difícil” conseguir apoio financeiro para a concretização da obra que só é possível tendo em conta “a boa vontade do Governo, do município [de Mêda] e do querer da direção e do comando”.

O processo foi iniciado em 2013, por ocasião das comemorações dos 83 anos da corporação, quando esteve na Mêda o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, lembrou Paulo Amaral, que foi recentemente reconduzido para mais um mandato de três anos à frente dos destinos da instituição.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda foi criada em 22 de julho de 1930 e possui um copo ativo que tem um total de 55 elementos.


Conteúdo Recomendado