Belmonte vai atribuir nome de Mário Soares a um local da vila

A Câmara Municipal de Belmonte decidiu atribuir o nome do antigo Presidente da República Mário Soares a uma rua ou praça daquela vila, anunciou o município em nota de imprensa.

Segundo a informação da autarquia, a respetiva placa toponímica será descerrada no dia 26 de abril, durante as celebrações do feriado municipal do concelho de Belmonte.

Além desta decisão, o executivo também aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento do antigo Presidente da República.

Este município do distrito de Castelo Branco salienta ainda que Mário Soares foi “uma das figuras marcantes da política portuguesa no século XX, um europeísta, defensor da liberdade e da democracia e que ocupou os lugares de maior relevo no panorama político nacional”.

Nascido em 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.


Conteúdo Recomendado