Belmonte acolhe seis concertos durante Ciclo Histérico de Música Clássica

Belmonte Ciclo

O início do ciclo de música coincide com a Festa da Luzes na vila do concelho de Castelo Branco e começa com o concerto de Bruno Antunes, às 18 horas, no Museu Judaico, em 13 de dezembro.

A segunda edição do Ciclo Histérico de Música Clássica decorre este ano no concelho de Belmonte, onde entre 13 e 20 de dezembro se realizam seis concertos com entrada livre e uma ‘masterclass’.

O evento, promovido pela Histérico – Associação de Artes, com sede no Fundão, pretende “levar música a localidades de baixa densidade populacional, dinamizar a atividade cultural e criar laços com as comunidades”, explicou a organização.

O início do ciclo de música coincide com a Festa da Luzes na vila do concelho de Castelo Branco e começa com o concerto de Bruno Antunes, às 18 horas, no Museu Judaico, em 13 de dezembro.

Sobem ainda ao palco, no dia 16, em Caria, o Giocoso Duo, de Joana Ramos (guitarra) e Beatriz Carvalho (flauta), no dia 17, o guitarrista Miguel Matos, em Malpique, e o acordeonista Sérgio Gladkyy em Colmeal da Torre, no dia 18, Aires Pinheiro, no Museu Judaico, e, no dia 20, realiza-se o concerto de encerramento da ‘masterclass’, no auditório municipal.

A ‘masterclass’ está prevista entre os dias 18 e 20 de dezembro, na Escola de Música de Belmonte, e é orientada por Aires Pinheiro.

A primeira edição do festival, em 2022, realizou-se nos municípios do Fundão, Belmonte, Sabugal e a organização espera que “se repita o sucesso”.

“A missão de levar a música erudita à população foi concretizado no ano passado, com a primeira edição, dando oportunidade a jovens músicos em formação e recém-formados de divulgarem o seu trabalho”, acentuou Joana Ramos, responsável pela direção artística, citada na mesma nota de imprensa.

Segundo a dirigente da Histérico, o evento tornou possível “dinamizar e promover o trabalho de jovens músicos, desenvolver a atividade cultural da região e ainda criar uma ligação com a população”.

“Através desta iniciativa, podem ser apresentadas diferentes perspetivas musicais, podendo despertar o interesse da aprendizagem musical aos mais novos, observando a experiência e criando ligações com músicos, bem como desenvolver o interesse em geral pela música em cada espetador”, reforçou Joana Ramos.

Ciclo Musica

Conteúdo Recomendado