Autárquicas: Pedro Narciso (CDS-PP) quer manter escolas em bairros da Guarda

O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara da Guarda, Pedro Narciso, defendeu hoje a requalificação e manutenção de escolas do 1.º ciclo em quatro bairros da cidade, em vez da concentração dos alunos num centro escolar.

Segundo o candidato, o município pretende “armazenar” as crianças das escolas dos bairros de Alfarazes, Pinheiro, Póvoa do Mileu e da Luz no futuro centro escolar que está previsto para o espaço da atual escola C+S de São Miguel.

“Em vez dos três milhões [de euros] que vão ser gastos na requalificação da Escola EB23 de São Miguel”, Pedro Narciso considera que esse dinheiro deve ser investido na melhoria das condições das escolas do 1.º ciclo do ensino básico dos quatro bairros citadinos referidos.

O candidato, que falava à agência Lusa durante uma ação de campanha junto da escola do bairro da Luz, alertou que faz sentido manter os estabelecimentos de ensino porque há “uma dinâmica de proximidade” que, com a concentração dos alunos em São Miguel, vai perder-se.

Por outro lado, alerta que as crianças serão colocadas no futuro centro escolar que se localiza “numa das zonas que já tem problemas de tráfego [rodoviário] que é exatamente a Avenida Cidade de Salamanca”.

“Então, vamos colocar lá mais 200 crianças? (…) Quer do ponto de vista da educação, quer do ponto de vista da gestão da própria cidade, não faz sentido colocar as crianças naquele espaço. Faz sentido sim, promover a educação de proximidade nos bairros, integrando-as, muitas vezes, com os pais, com os avós, que vivem nas imediações”, defende Pedro Narciso.

Se for eleito presidente da autarquia da Guarda, o candidato do CDS-PP também promete “melhorar a qualidade alimentar nas cantinas” das escolas do 1.º ciclo e “alterar os transportes escolares para que os horários sirvam o interesse dos alunos”.

Recuperar a vocação educativa do Parque Ambiental da Quinta da Maunça e a dinamização de um polo ambiental, é outra das promessas eleitorais da equipa liderada por Pedro Narciso.

A autarquia da Guarda é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com o candidato Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos, e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.


Conteúdo Recomendado