Associação Rugas de Sorrisos apoia idosos isolados da região da Guarda

A associação de apoio social “tem vindo a promover na região da Guarda um serviço pioneiro de proximidade” e de apoio aos idosos e seus cuidadores, “que permite adiar ou mesmo evitar a sua institucionalização”.

A Associação Rugas de Sorrisos, que apoia idosos isolados dos concelhos de Trancoso e da Guarda, viu aprovada uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social para o alargamento da sua atividade.

Segundo a direção, a associação de apoio social “tem vindo a promover na região da Guarda um serviço pioneiro de proximidade” e de apoio aos idosos e seus cuidadores, “que permite adiar ou mesmo evitar a sua institucionalização”.

“O nosso projeto surge num contexto de grandes necessidades a este nível, que colocam o distrito da Guarda em segundo lugar, a nível nacional, com mais idosos sozinhos e isolados. Estes dados, do Censos Sénior, têm vindo a agravar-se consideravelmente nos últimos tempos, com mais de 4.500 idosos em situação de vulnerabilidade, o que nos fez apostar na expansão das nossas respostas”, adiantou hoje à agência Lusa a instituição presidida por Helena Saraiva.

A fonte referiu que são dadas respostas “através de um serviço adaptado às necessidades de cada um, individualmente, e que passa por um serviço de companhia ao domicílio, acompanhamento a consultas, compras, visitas a amigos, atividades de estímulo cognitivo e sensorial, cuidados de saúde e bem-estar – que podem ser apoio no banho, como tratamentos de enfermagem ou sessões de fisioterapia, – atividades de lazer e passeios”.

Para o desenvolvimento da sua atividade, a Associação Rugas de Sorrisos conta com o apoio da iniciativa pública Portugal Inovação Social “que reconhece a relevância” do trabalho desenvolvido e financia, desde 2020 e durante três anos, o seu alargamento.

O projeto corresponde a um investimento de 302.533 euros e no âmbito do programa Portugal Inovação Social tem um financiamento de 70% do Portugal 2020. Os restantes 30% são suportados pela Junta de Freguesia da Guarda, entidade parceira.

“Infelizmente a pandemia obrigou-nos a abrandar o ritmo e pouco temos usufruído dos benefícios que em tempos normais este apoio nos daria. Tanto utentes como investidores se retraem e nós tentamos ajustar e reajustar o que podemos”, de acordo com a direção.

Segundo a fonte, o objetivo era apoiar 30 utentes em 2020, 60 durante este ano e 90 no próximo, mas “a realidade está muito longe de corresponder ao desejado”: “O ano passado apoiámos 10 e este ano, até à presente data, temos sete”.

“Procuramos presentemente o apoio de investidores sociais que queiram associar-se a esta missão, permitindo que ela chegue a mais idosos isolados, ou apadrinhando diretamente um idoso que precise deste apoio, mas não o consegue pagar”, remata.

A Associação Rugas de Sorrisos instituição particular de solidariedade social foi formalizada no dia 13 de outubro de 2017, com o objetivo de prestar apoio à população mais idosa dos concelhos de Trancoso e da Guarda, no interior do país.


Conteúdo Recomendado