Associação Rugas de Sorrisos apoia idosos da região da Guarda

A Rugas de Sorrisos apoia 37 pessoas idosas no registo de inclusão social entre os concelhos de Guarda, Trancoso e Mêda, e brevemente estará também em Pinhel e no Sabugal.

A Associação de Apoio Social – Rugas de Sorrisos tem promovido, na região da Guarda, serviços de proximidade e apoio aos idosos e aos seus cuidadores, de forma a adiar ou evitar a sua institucionalização.


Recorde-se que, segundo os dados recolhidos através do Censos Sénior, apontam para que a Guarda seja, a nível nacional, o segundo distrito com mais idosos sozinhos e isolados, com mais de 5 mil idosos em situação de vulnerabilidade.


De forma a colmatar as necessidades dos idosos e com o apoio da iniciativa pública Portugal Inovação Social, investidores, parceiros e Guarda Nacional Republicana (GNR), a Rugas de Sorrisos proporciona um vasto leque de serviços.


“Através de uma equipa multidisciplinar apoiamos com os nossos serviços – companhia ao domicílio, acompanhamento a consultas, compras, tratamentos, serviços, visitas a familiares, atividades individuais e em grupo de estímulo cognitivo e sensorial, cuidados de saúde e bem-estar que podem ser individuais como por exemplo ajuda no banho, a tratamentos de fisioterapia, massagens, cuidados de enfermagem ou terapias holísticas e passeios”, refere Helena Saraiva, presidente da associação.


No momento a Rugas de Sorrisos apoia “37 pessoas idosas no registo de inclusão social entre os concelhos de Guarda, Trancoso e Mêda, e brevemente estaremos também em Pinhel e no Sabugal”.


Helena Saraiva aponta também que o objetivo para 2022 é “apoiar 60 pessoas idosas no registo de inclusão social (gratuito) até ao final do ano”, necessitando “de recursos financeiros que nos permitam manter recursos humanos e logísticos”.


Conteúdo Recomendado