O dia começou com a cerimónia do Hastear da Bandeira, ao som do Hino Nacional, enquanto o Corpo Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirenses realizava a tradicional Guarda de Honra tendo os presentes, de seguida, rumado ao cemitério para prestar a merecida homenagem aos Bombeiros Figueirenses falecidos.
Após a receção às entidades oficiais e aos convidados, por parte do Corpo de Bombeiros, realizou-se a Sessão Solene, no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Figueirense, onde o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, usou da palavra, para agradecer o trabalho realizado por esta importante Associação e pelos seus Bombeiros. Recordando os episódios ainda recentes dos incêndios que afetaram o país, o Edil enalteceu a coragem e dedicação destes homens e destas mulheres em prol da população, e reforçou ainda a importância que os Bombeiros Voluntários têm para o Concelho e que o Município será sempre um parceiro desta instituição.
Foram ainda atribuídas distinções honoríficas aos bombeiros e bombeiras desta corporação, bem como a pessoas e entidades pela sua dedicação em benefício da comunidade.
As celebrações terminaram com a Missa na Igreja Matriz e com um almoço-convívio, comemorativo da data, que se realizou nas instalações da Associação.