Associação de Municípios da Cova da Beira investe meio milhão em cartografia

Os 13 concelhos que integram o organismo vão ter à disposição cartografia numérica vetorial, realizada com o apoio de fundos europeus, e que aguarda homologação da Direção Geral do Território. 

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) investiu cerca de meio milhão de euros na realização de cartografia numérica vetorial para a totalidade dos municípios que a integram. Os documentos foram produzidos no âmbito do Projeto ProtecMUN – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos e co-financiados pelo Programa Operacional de Valorização do Território – Quadro de Referência Estratégica Nacional (POVT – QREN).

Produziu-se cartografia numérica vetorial à escala 1:10.000 para a área dos municípios, enquanto as áreas urbanas foram cadastradas com maior pormenor (1:2.000). Foram também produzidos Ortofotomapas às escalas 1:10.000 e 1:2.000.

A execução da cartografia obedeceu às Normas Técnicas Nacionais de Ordenamento de Território, Urbanismo e de Produção Cartográfica, definidas pela Direção Geral do Território, entidade onde os mapas se encontram em processo de análise para homologação.

“Esta cartografia vem colmatar uma grande necessidade dos municípios, pois é um instrumento imprescindível que permite a atualização dos Planos Municipais de Ordenamento do Território, nomeadamente os Planos Diretores Municipais e os Planos de Pormenor”, explica José Manuel Biscaia. O presidente da AMCB acrescenta que “vem também servir de Cartografia Base para a realização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil, Planos de Defesa Florestal Contra Incêndios, Cartografia de Risco e outra Cartografia Temática”.

A Associação de Municípios da Cova da Beira agrega 13 concelhos dos distritos de Castelo Branco (Belmonte, Fundão e Penamacor) e Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso).


Conteúdo Recomendado