Apanha do Medronho na Teixeira (Seia)

No dia 22 de novembro, decorre na aldeia da Teixeira, concelho de Seia, a apanha do Medronho, degustação de produtos típicos e passeio pelos antigos alambiques e lagares.

A atividade está enquadrada no Plano de Animação das Aldeias de Montanha e é organizada pela Associação dos Amigos da Teixeira e a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento da Rede das Aldeias de Montanha, com o apoio do Município de Seia e da Junta de Freguesia de Teixeira.

Com esta ação, a organização propõe aos visitantes a oportunidade de viver uma experiência genuína e única assente nos valores naturais e culturais desta Aldeia de Montanha, com enfoque na tradicional apanha do medronho, fruto utilizado na produção da “mais fina e cristalina aguardente”, a denominada “pelicórdia” (aguardente de medronho).

A sede da Associação dos Amigos da Teixeira é o ponto de partida para a colheita do medronho, coletividade que, ao final da manhã, convida para uma pequena degustação de produtos típicos. Segue-se depois um breve passeio pela Teixeira, uma oportunidade de conhecer antigos alambiques e lagares que, embora já não se encontrem em funcionamento, são património indissociável desta aldeia serrana.

O fruto do medronheiro, a par do mel e da prática agrícola, constitui há muito um dos meios de subsistência das populações locais. A tradição da apanha do medronho pelas “gentes” da Teixeira está associada à predominância de medronheiros na região, com especial incidência nas Pedras Lavradas. Muito embora, o incêndio de 2005 tenha consumido grande parte das árvores existentes, a ação de reflorestação promovida nos anos subsequentes permitiu restaurar a capacidade produtiva florestal, tendo sido plantados medronheiros em 32,82 hectares, entre outras árvores autóctones. O projeto foi, na altura, patrocinado pela Fundação Focus – Assistência Humanitária e permitiu reativar uma das principais fontes de receita destas populações, a produção da aguardente de medronho da serra da Estrela.

Inscrições e informações adicionais junto do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha através do telefone 238 310 246 / ou pelo endereço eletrónico centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt .


Conteúdo Recomendado