Antigo Quartel da GNR em Trancoso vai acolher espaço dedicado à castanha

“O investimento é de 450 mil euros e deverá estar concluído dentro de um ano”, disse o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, no âmbito do X Encontro Europeu da Castanha, que decorreu em Trancoso e Penedono, de 12 a 14 de setembro.

O autarca adiantou que o projeto está aprovado pela “Câmara Municipal” estando para breve o lançamento da obra. De acordo com o projeto, o espaço terá uma zona de transformação e degustação da castanha.

O X Encontro Europeu da Castanha juntou mais de duzentos congressistas de Portugal, Espanha, França e Itália e decorreu em Trancoso e Penedono. O segundo dia do Encontro foi marcado pela apresentação do livro “Cultivation and culture of European Chestnut”, e ainda por sessões técnicas sobre a produção da castanha.

O concelho de Trancoso tem cerca de novecentos produtores de castanha, uma atividade que gera cinco a seis milhões de euros por ano.

Amílcar Salvador explicou que “Trancoso é o concelho de maior produção de castanha da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o único desta região a integrar a região Castanha dos Soutos da Lapa DOP DOC”. Designa-se por Castanha dos Soutos da Lapa DOP o fruto obtido a partir do castanheiro das variedades Longal e Martaínha.

O Encontro Europeu da Castanha foi organizado pela RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, AREFLH – Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias, os Municípios de Trancoso e Penedono, bem como a Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.


Conteúdo Recomendado