AMCB promove Formação em Cartografia de Risco para os municípios

A formação está marcada para hoje, dia 17, em Belmonte, e visa a capacitação dos técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios da região.

A Associação de Municípios da Cova da Beira, no intuito de obedecer à Diretiva Europeia relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), constante do Despacho n.º 443-A/2018 – de 9 de janeiro, bem como das orientações do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), encontra-se a promover a revisão do PMDFCI dos municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel, Trancoso e Seia, refere uma nota informativa.


O PMDFCI é um instrumento de gestão territorial Municipal, de carácter obrigatório, que tem que ser revisto periodicamente e/ou sempre que se verifiquem alterações significativas que tenham repercussões sobre o Plano em vigor, acrescenta a mesma fonte.


No âmbito deste projeto, foi realizada uma reunião em Belmonte, no passado dia 25 de novembro, para apresentação do plano de trabalhos e arranque dos mesmos, que contou com a presença dos técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios envolvidos.


No dia 17 de dezembro será ministrada, também em Belmonte, uma formação em Cartografia de Risco para os técnicos dos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.


Esta formação visa a capacitação dos técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios da região para o desenvolvimento de Cartografia de Risco na área dos Incêndios Florestais.


Conteúdo Recomendado