O Clube Escape Livre cumpriu a missão, com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, de homenagear Tavares de Melo, a mente brilhante por trás da primeira prova automobilística por etapas, realizada em Portugal. O Circuito das Beiras realizou-se pela primeira vez em 1923 e entra na sua última edição, que vai para a estrada nos dias 19 a 22 de junho.
Este ano o traçado imaginado por Tavares de Melo em 1923 com cerca de 400 quilómetros, será percorrido em sentido contrário, passando pela Guarda e por Coimbra antes de finalizar em Castelo Branco e contará com vários automóveis clássicos desde de 1904.
Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, este é um evento que une as três capitais de distrito, a região e dá o exemplo de coesão e união de esforços para a promoção da região centro. A apresentação decorreu, no dia 7 de maio, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, o vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, Márcio Fernandinho, presidente do Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio.