A Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, conquistou duas medalhas de prata nas 42ª Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). Inês Correia Sacadura, do 7º ano, e Dinis Pires Teixeira, do 9.º ano, são os alunos vencedores dos galardões.
O Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado em Santarém recebeu a competição que decorreu de 21 a 24 de março. A sessão de encerramento aconteceu este domingo, 24 de março, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
O evento contou com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, José Carlos Santos, do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, da diretora executiva da Agência Ciência Viva, Ana Noronha, do sub-diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Nuno Gomes, do diretor de marketing da Renova, Luís Saramago, e de Hélder Pais, da Direção-Geral de Educação. Antes da entrega das medalhas, Adérito Araújo, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, apresentou a palestra “Um Conto de Cabras”.
Recorde-se que as Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.º e 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Em cada categoria, que conta com um total de 30 alunos finalistas, são atribuídas três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.
Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios no projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar em Bath, no Reino Unido, em julho, as Olimpíadas de Matemática da CPLP decorrerão em Oeiras, em Portugal, também em julho, e as Olimpíadas Ibero-Americanas decorrerão na Bolívia.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e além da Renova, contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Texas Instruments, e nesta edição, do Município de Santarém e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém.