Mercado do Queijo a 29 e 30 de março em Gouveia

Mercado Queijo Gouveia

O Mercado do Queijo reúne, durante dois dias, pastores, produtores e queijarias de Queijo da Serra da Estrela, num certame onde não faltará gastronomia, muito sabor e animação.

Este certame de valorização, promoção e comercialização do Queijo Serra da Estrela DOP e de outros produtos endógenos da Serra da Estrela vai decorrer no Mercado Municipal de Gouveia e conta com um programa dedicado ao queijo, uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. A atividade visa valorizar e reunir toda a fileira produtiva deste produto endógeno, de relevância primordial para o concelho de Gouveia, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português, um produto de excelência. Segundo o Município de Goveia, “o programa para os dois dias do Mercado é preenchido e diversificado, com animação musical e cultural garantida e com os visitantes a ter a possibilidade de assistir a diversas apresentações e momentos gastronómicos, com destaque para os showcookings, um desfile de moda e uma mostra de folclore do concelho”.

O certame terá início na sexta-feira, dia 29 de março, pelas 09h45, com a saudação à cidade pela Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra, seguindo-se a abertura do Mercado do Queijo 2024 e da Feira do Queijo Serra da Estrela, com um workshop de fabrico do Queijo Serra da Estrela DOP. Ainda durante o período da manhã, para além das provas públicas de queijo, irá também decorrer a apresentação de “Bombons de chocolate com recheio de Queijo Serra da Estrela DOP”, pela Queijaria da Caramuja, a animação ficará a cargo do grupo musical “Décibeis Brass Band”. Pelas 12h00 irá decorrer a prova de Queijos Nacionais DOP, Projeto de Cooperação “Queijos de Portugal” – ADRUSE, no espaço Queijos de Portugal.

A tarde terá início com a apresentação do projeto final “Serra Revisitada”, por João Martins, do Instituto de Gouveia, no espaço Showcooking. Seguir-se-ão mais duas apresentações, uma da Terras da Transumância e outra de mais um projeto final – Mariana Ferreira (IG), com “Tartelete de queijo fresco”.
A animação musical vai estar a cargo do Grupo de Cantares “Os Mondeguinhos”, que sobem ao palco para a sua atuação pelas 15h30. Posteriormente terá lugar, na área de apresentações, uma prova sensorial com o Queijo Serra da Estrela DOP – Estrelacoop, esta é uma atividade que requer inscrição prévia obrigatória no balcão de informações do Mercado do Queijo, situado no piso 2 do Mercado Municipal.
O Espaço Queijos de Portugal receberá uma prova de queijos nacionais DOP do projeto de cooperação “Queijos de Portugal”, ADRUSE.
O final do primeiro dia do evento termina com uma atividade direcionada às crianças, um workshop de cozinha “Doce ovo da Páscoa”, protagonizado pelo IG e que requer inscrição prévia. Pelas 18h00 irá decorrer um desfile de moda e acessórios 100% lã, com acompanhamento musical do grupo “LUA”, constituído pela gouveense Aurora Pinto, finalista da segunda edição do “The Voice Kids Portugal”, que se juntou a Catarina Vital e a Jónatas Samuel para formar a banda que conta com um single na série Morangos com Açúcar 2023.

No sábado, dia 30 de março, o mercado abre as suas portas às 10h00, com a confeção do Requeijão de Beatilha e uma prova técnica de Requeijão Serra da Estrela DOP (atividade que requer inscrição), pela Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela, no espaço showcooking e na área de apresentações respetivamente. Pelas 11h00, o Grupo de Concertinas de Gouveia vai animar o espaço com a sua música, seguindo-se uma Prova de Queijos Nacionais DOP e, pelas 12h00, irá decorrer a assinatura do protocolo para a investigação e inovação gastronómica no âmbito do Requeijão Serra da Estrela DOP, entre a Confraria Báquica Gastronómica e do Requeijão da Serra da Estrela e IG Escola Profissional, culminando com a apresentação do projeto final – Vera Loureiro “Sabores da aldeia”.
Da parte da tarde, com início pelas 14h30, o folclore estará em destaque com a Mostra de Folclore do Concelho de Gouveia, momento em que estarão presentes para atuar o Rancho Folclórico de Vila Nova de Tazem, o Rancho Folclórico da Caso do Povo de Nespereira, o Rancho Folclórico de Vinhó e o Rancho Folclórico de Gouveia, numa iniciativa a não perder. Depois da última prova de queijos nacionais DOP, no espaço Queijos de Portugal, o certame encerra com a Harmonização de Queijo Serra da Estrela DOP com Vinhos Dão – Estrelacoop na área de apresentações.

O Mercado do Queijo é organizado pelo Município de Gouveia e conta com a colaboração da APROSE – Associação dos Pastores e Produtores de Queijos da Serra da Estrela, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, da ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, da Terras da Transumância e da EstrelaCoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela.

Mercado Do Queijo 24 Flyer A5 02 Final

Conteúdo Recomendado