Aguiar da Beira promove 9.ª edição do Trail do Míscaro no dia 19 de novembro

As inscrições estão abertas até dia 12 de novembro.

O concelho de Aguiar da Beira deverá receber centenas de participantes na 9.ª edição do Trail do Míscaro que se realiza no dia 19 de novembro, preveem os promotores do evento.

“Depois de no ano passado o evento ter registado meio milhar de participantes”, a organização espera “voltar a receber centenas de atletas nos trilhos do concelho e proporcionar uma experiência diversificada”, refere num comunicado enviado hoje à Lusa.

O evento desportivo, que promove o trail running e a corrida e caminhada na natureza, apresenta as provas de Trail Longo, de 25 quilómetros (km) e Trail Curto, de 15 km, e uma Caminhada de 11 km.

O Trail do Míscaro 2023 é uma coorganização do jornal +Aguiar da Beira e da Câmara de Aguiar da Beira, com o apoio das uniões de freguesias de Aguiar da Beira e Coruche, de Sequeiros e Gradiz, e de Souto e Valverde, e parceria de diversos agentes locais e nacionais.

Os promotores da iniciativa salientam que se trata de “uma experiência desportiva e solidária” em torno do míscaro amarelo, um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho de Aguiar da Beira.

“Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem, para além de poderem desfrutar de trilhos desafiantes, paisagens e natureza deslumbrante e tradições rurais”, sublinham em comunicado.

Os participantes na corrida e na caminhada estarão também “a ser solidário com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental com a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres”.

A organização evidencia que desde 2017, e em resultado do evento, já foram plantadas cerca de 1.200 árvores autóctones no território do concelho de Aguiar da Beira.

A inscrição inclui t-shirt técnica oficial do evento, banho, seguro, abastecimentos, prémios, brindes, sorteio de produtos, almoço de arroz de míscaros e ainda a participação gratuita na prova de orientação urbana, que irá decorrer no dia anterior nesta vila do distrito da Guarda.

A prova Trail do Míscaro integra a programação da IX edição do Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza em Aguiar da Beira, entre os dias 17 e 19 de novembro.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal “pretende divulgar o potencial micológico e gastronómico do concelho, através da dinamização de um espaço gastronómico para degustação das diferentes iguarias confecionadas com cogumelos silvestres e produtos da época”.

É dinamizado pelos restaurantes do concelho aderentes à iniciativa e por um mercadinho agrícola com a promoção e venda de artesanato e produtos sazonais.

Trail Miscaro

Conteúdo Recomendado