500 beirões foram de comboio ao Jardim Zoológico

Move Beiras

A Associação Move Beiras criada com o intuito de valorizar as pessoas e os territórios percorridos pelas Linhas Ferroviárias de Beira Baixa e Beira Alta, através da utilização do comboio organizou uma viagem com direção a Lisboa para visitar o Jardim Zoológico. No dia 23 de setembro de 2023 rumaram 500 beirões à capital de Portugal.

Num comboio com 6 carruagens, especialmente fretado para levar a Beira Interior a Lisboa juntaram-se populações dos concelhos de Belmonte, Castelo Branco, Covilhã e Guarda (com a paragem nas seguintes estações: Guarda, Benespera, Belmonte, Caria, Tortosendo e Castelo Branco).

Esta viagem começou pelas 6h00 e terminou às 24h00. Contou com muita animação a bordo com as Estrelas do Jarmelo e o guitarrista Bruno Santos. Além disto contámos com os Escuteiros dos Agrupamentos de Belmonte e Guarda para apoiarem estes visitantes no serviço de cafetaria e uma profissional de enfermagem para prestar apoios de primeira intervenção e de primeiros socorros.

À chegada a Lisboa Sete Rios este meio milhar de pessoas foi especialmente escoltado pela Polícia de Segurança Pública até à entrada do Jardim Zoológico.

Durante a visita ao Zoo, foi possível ver várias espécies de animais, bem como as apresentações que dispõem: a Alimentação aos Pelicanos, o Bosque Encantado, a Baía dos Golfinhos e o Teleférico.

No almoço foi hora de promover, uma vez mais, o convívio entre comunidades e partilha de farnel à boa maneira das Beiras.

Esta causa teve ainda em mente apadrinhar 5 animais do Jardim Zoológico: Lince Ibérico, Elefante Africano, Pinguim do Cabo, Leão Africano e Zebra de Grevy, pelo que os 500 beirões são agora padrinhos destas fantásticas espécies.

No regresso, apesar de o dia ter começado bastante cedo, a energia não faltou com toda animação nestas 6 carruagens linha da Beira Baixa acima.

Tudo isto apenas foi possível com a adesão e apoio de várias associações, freguesias, municípios e empresas dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Guarda.

Este passeio vem, deste modo, reforçar o trabalho em equipa e o lema da Associação Move Beiras: “Há Linhas que nos unem e uma região que nos move!”


Conteúdo Recomendado