As duas freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e a ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, com o apoio do Município da Guarda, organizam mais uma vez o evento procurando “promover o encontro, diálogo e aproximação entre os setores de atividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente”.
Também integrado na 35ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 10º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
Esta iniciativa tem como objetivo a promoção de uma raça bovina autóctone- a Vaca Jarmelista. A realização do concurso de gado, mercado ao ar livre e várias atividades de animação, atraem um público diverso, potenciando, desta forma, o património material e imaterial que distinguem o Castro do Jarmelo.
Durante todo o dia haverá animação do recinto, com presença de insufláveis para a pequenada, concertos etnográficos, artesanato e enchido regionais, visitas guiadas e encenadas ao Castro, exposições e Feira de Ano. À tarde, decorre a tradicional garraiada.
A organização “espera uma grande afluência de visitantes à Antiga Vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio e contacto com o mundo rural.”
Para os amantes da natureza e do desporto a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere, como forma de chegar até ao Jarmelo, uma caminhada ou um passeio de bicicleta pelo Trilho do Jarmelo, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedonais, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até ao recinto da Feira do Jarmelo.
A Feira do Jarmelo encontra-se inserida nos sete festivais de cultura popular vão animar o concelho da Guarda entre os meses de junho e de novembro, com vista à preservação dos valores e dos recursos culturais e naturais do território.