3 Concelhos do distrito da Guarda com risco máximo de incêndio

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda e Celorico da Beira (Guarda).

Seis concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Coimbra apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda e Celorico da Beira (Guarda).
O IPMA colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de todos os distritos de Portugal continental (18).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre a 01:00 e as 18:00 de hoje.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de incêndio florestal, de elevado a muito elevado, nas regiões do sul e Interior de Portugal continental, até quarta-feira, devido à previsão de tempo seco.
Num aviso dirigido à população, a ANPC refere que, até quarta-feira, é esperada uma temperatura máxima de 34ºC a 40ºC nas regiões do sul, interior norte e centro e Minho, com a temperatura mínima a rondar entre 20ºC e 24ºC no Algarve.
Na nota, a ANPC lembra que, de acordo com a lei, não é permitida, em zonas rurais e florestais, a realização de queimadas, fogueiras para recreio e lazer ou para confeção de comida, assim como fumar e fazer lume, lançar foguetes e balões com mecha acesa e usar equipamentos de queima e combustão para cozinhar alimentos ou iluminar.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até ao meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e de nordeste nas terras altas até ao início da manhã.
Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região sul e litoral norte e centro.
Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 16 e 24, em Braga entre 15 e 32, em Vila Real entre 19 e 37, em Bragança entre 20 e 37, em Viseu entre 18 e 35, na Guarda entre 19 e 34, em Coimbra entre 16 e 29, em Castelo Branco entre 18 e 38, em Portalegre entre 18 e 36, em Évora entre 14 e 38, em Beja entre 15 e 37, em Santarém entre 17 e 31, em Faro entre 22 e 33 e no Funchal entre 20 e 28.


Conteúdo Recomendado