Câmara da Guarda evidencia redução no prazo médio de pagamento a fornecedores

O edil anunciou ainda que no mês de agosto, pela primeira vez, a autarquia vai assegurar o funcionamento de um jardim-de-infância e de um ATL na cidade.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, mostrou-se ontem satisfeito com a redução do prazo médio de pagamento da autarquia para 137 dias, quando em finais de 2013 era de 293 dias.
No final da reunião do executivo municipal, o autarca (PSD/CDS-PP) disse aos jornalistas que a informação da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) sobre o Prazo Médio de Pagamento (PMP) por município, datada de 09 de julho, indica que o da Câmara da Guarda “é, neste momento, de 137 dias”. Álvaro Amaro observou que desde a tomada de posse do executivo que lidera, aquele prazo foi reduzido em 156 dias, “visto que na altura, o PMP era de 293 dias”.
“É um documento do Estado português, a partir do qual muitas das decisões em relação aos municípios são tomadas e eu não posso deixar de sublinhar este aspeto que me parece importante e que dá bem conta do que tem sido o nosso esforço na gestão do município da Guarda”, observou. Em relação à evolução dos pagamentos em atraso, o autarca referiu que, da análise dos dados do mês de junho, “constata-se que houve uma evolução muito positiva” na sua diminuição.
“Nesse sentido, desde janeiro de 2014 a maio de 2015, os pagamentos em atraso diminuíram 4,5 milhões de euros. No final do segundo trimestre deste ano os pagamentos em atraso apresentavam-se nulos, ou seja, não existiam faturas por pagar no período superior a 90 dias”, adiantou aos jornalistas. O autarca evidenciou depois a evolução dos fundos disponíveis, revelando que “em janeiro de 2014, os fundos disponíveis eram negativos de 6,6 milhões de euros” e, em julho deste ano, o valor “é de 1,9 milhões [de euros] positivos”. “Isto diz tudo, quer do risco, quer do esforço, quer da contenção que temos vindo a fazer”, considerou.
No final da reunião quinzenal do executivo, o presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou ainda que no mês de agosto, pela primeira vez, a autarquia vai assegurar, “em jeito de projeto-piloto”, o funcionamento de um jardim-de-infância e de um ATL (Atendimento de Tempos Livres) na cidade. No próximo mês estarão a funcionar o jardim-de-infância da Sé e o ATL do Bairro da Luz, indicou. Com a medida, aplicada a título experimental, a autarquia irá “ajudar as famílias” e dar resposta a uma necessidade da comunidade, segundo Álvaro Amaro.


Conteúdo Recomendado