1500 crianças vão desfilar pelas ruas da Guarda

O Cortejo Infantil, que irá contar com cerca de 1500 crianças de estabelecimentos de ensino do concelho, terá início pelas 14h30 na Praça Luís de Camões e terminará na Praça do Município.

Os alunos das escolas e Jardins-de-Infância do ensino público e privado do concelho da Guarda vão percorrer as ruas do centro da cidade na próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro.


O Cortejo Infantil, que irá contar com cerca de 1500 crianças de estabelecimentos de ensino do concelho, terá início pelas 14h30 na Praça Luís de Camões e terminará na Praça do Município.


Este desfile “com muita animação e cor” é uma das atividades programadas no âmbito do programa de Carnaval preparado pela Câmara Municipal da Guarda, o GuardaFolia 2023, que conta com muitas mais atividades, de 16 a 21 de fevereiro.


O GuardaFolia terá início amanhã e na sexta-feira, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), com a comédia “Lar Doce Lar”, protagonizada pelos atores Maria Rueff e Joaquim Monchique.


O Carnaval passa também pelo Museu da Guarda, nos Claustros do Paço da Cultura, a partir de 16 de fevereiro, onde estará patente a exposição de fotografia “Julgamento e Morte do Galo: uma retrospetiva” com fotografias de Arménio Bernardo, João Pires e Pedro Baía.


No dia 17 de fevereiro, terão início as Tabernas do Entrudo, que nesta edição passam para o Largo de S. Francisco, atrás do Hotel Turismo da Guarda, e que irão funcionar até ao dia 20.


A animação também está contemplada nas Tabernas do Entrudo com as atuações de Roxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, terminando com o Baile de Máscaras, no dia 20.


As festividades prosseguem no dia 19 de fevereiro, pelas 10h30, com a “Fun Run”, uma corrida que levará os participantes mascarados a percorrer as ruas da cidade que estarão cheias de obstáculos, num percurso de 5 quilómetros.


O dia 19 está também reservado para o “cabeça de cartaz” – o Desfile e Julgamento do Galo -, num desfile de 30 freguesias do concelho, que terá como ponto de partida a Alameda de Santo André, pelas 15h00, e culminará na Praça Luís de Camões.


O Galo será julgado num espetáculo que conta com a direção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do guardense Pedro Leitão, tendo de um lado os defensores do Galo, na “Taberna da Ti Defesa”, e do outro os acusadores que serão os “Jovens da Acusação”.


O programa da GuardaFolia 2023 termina no dia de Carnaval, 21 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra, uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho.


À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e queima do Entrudo na Praça Central da localidade, com início agendado para as 18h00.


Conteúdo Recomendado