SIAC 6 regressa à Guarda a partir de hoje

A inauguração da iniciativa está agendada para hoje, dia 3,pelas 18 horas, no Museu da Guarda com a inauguração da exposição “Verdes Moradas” e um recital de música, por Duarte Andrade e Diogo Andrade.

“Rasgos de Lucidez” é o mote para a sexta edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea – Cidade da Guarda (SIAC) que acontece pela sexta vez nesta cidade e pela primeira vez no outono.


O SIAC 6 decorre entre 3 e 13 de novembro cruzando várias linguagens artísticas como a pintura, o desenho, a gravura, a escultura, a arte digital ou a literatura, espalhando-se por vários locais da cidade: Do Museu ao Quarteirão Associativo (Largo do Torreão), das Ruas da Cidade à capela do Solar dos Póvoas.


A inauguração da iniciativa está agendada para hoje, 3 de novembro, pelas 18 horas, no Museu da Guarda com a inauguração da exposição “Verdes Moradas” e um recital de música, por Duarte Andrade e Diogo Andrade.


O Município da Guarda, através do seu Museu, quis aproximar o SIAC às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, autor do romance “Ensaio sobre a Lucidez”, cujo título inspirou o tema base deste simpósio.


O SIAC 6 terá como exposição axial “Verdes moradas”, uma coletiva de 4 grandes nomes da arte contemporânea nacional: Inez Teixeira, Jorge Feijão, Maria Capelo e Duarte Belo e com curadoria de Nuno Faria, numa iniciativa em parceria coma Fundação Carmona e Costa que ficará patente na sala de exposições temporárias do Museu da Guarda.


A autarquia destaca ainda as Residências Artísticas de pintura, gravura, escultura e instalação, que nesta edição terão lugar no Museu e cujas obras ficarão mais tarde em exposição no Quarteirão Associativo.

Nas Residências Artísticas participam artistas oriundos de Portugal, Espanha, Ucrânia, Guiné-Bissau, Países Baixos, China e Polónia.


Nesta sexta edição do Simpósio vão ainda estar patentes as exposições individuais “O Nu na Arte de Carlos Pé-Leve”, mostra de Escultura e Pintura, e “Um outro olhar sobre a obra de José Saramago” de Violante Saramago Matos (Pintura) com a colaboração do guardense Desy – 123, nas Salas de Exposição do Paço da Cultura.


Na componente formativa, nesta edição a aposta vai para os cursos de gravura, cerâmica e aguarela, juntando ainda a dança, visitas encenadas, conferências e música e exposições em Gonçalo e em Famalicão da Serra, respetivamente no Edifício Cultural de Gonçalo e na Casa da Cultura de Famalicão.


Recorde-se que o SIAC tem como objetivos “o fomento criativo, através das residências artísticas, tendo a Guarda como local de inspiração e produção e sendo o produto dos artistas um bem que irá enriquecer o acervo do Museu e do Município; a formação artística, através, por exemplo, de um curso de gravura, destinado quer a artistas, quer a autodidatas; a fruição de projetos artísticos e culturais, através de palestras, exposições, recitais de música e visitas encenadas; e a promoção do convívio multicultural entre artistas e o público participante, como forma de proporcionar um encontro de partilha, o hibridismo da diferença e, por essa via, um modo de repelir preconceitos”.


A programação, horários e atividades podem ser consultadas em maior detalhe no site da Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado