Delegados da Associação Internacional Rotas da Transumância visitam Geopark Naturtejo

A Naturtejo foi selecionada pela comissão avaliadora do Conselho da Europa e participará no processo de avaliação do Itinerário Cultural Rotas da Transumância.

Uma comitiva das Ilhas Canárias (Espanha) visitou o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO em representação da Associação Internacional Rotas da Transumância e Caminhos Rurais.


A comitiva foi liderada pelo professor José Juan Cano Delgado, Codirector da “Cátedra cultural La Laguna Património Mundial”, presidente do Colégio de Geógrafos das Canárias e coordenador para a América Latina, Espanha e Portugal da referida associação internacional.


A Naturtejo, EIM integrou a Associação Internacional Rotas de Transumância e Caminhos com o objetivo de “valorizar os caminhos rurais e as vias históricas por onde passou a transumância de gados, sobretudo ovino, que se fazia desde a Serra da Estrela, na direção da raia em Idanha e na direção do Alentejo, cruzando os concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Nisa”.


Segundo nota enviada pela Naturtejo, os sete municípios que constituem o território geoparque declarado Património Geológico Mundial reúnem “mais de 1000 km de percursos pedestres sinalizados, de pequena e grande rota”.


Cada um destes percursos pedestres apresenta “uma temática de relevância local e são vias de referência para o turismo na região”.


O objetivo desta visita dos delegados da Associação Internacional Rotas da Transumância foi “dar a conhecer algumas rotas de transumância e caminhos rurais do Geopark Naturtejo, bem como propor entidades e pessoas a aderirem à entidade internacional”.


A associação foi convidada a participar em diferentes reuniões para apresentar a iniciativa que é candidata a Itinerário Cultural do Conselho da Europa. Esta candidatura permitirá criar sinergias entre parceiros regionais e europeus, para acesso a programas que permitam valorizar os caminhos históricos de transumância no território, assim como os percursos pedestres já existentes.


As reuniões com as diversas entidades interessadas decorreram no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, e na Associação de Estudos do Alto Tejo, em Vila Velha de Ródão. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de contactar com as paisagens pastoris e provar os queijos de produção biológica na região.


A Naturtejo foi selecionada pela comissão avaliadora do Conselho da Europa e participará no processo de avaliação do Itinerário Cultural Rotas da Transumância, com a sua experiência e aspirações, que decorrerá na próxima semana.


Conteúdo Recomendado