Sete concelhos do distrito da Guarda em risco máximo de incêndio

Dezassete concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu)

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de todos os distritos de Portugal continental (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou hoje (entre as 2 horas e as 18 horas de hoje) sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 113 incêndios que foram combatidos por 2.603 operacionais, com o apoio de 698 veículos.

A Proteção Civil destaca na sua página os incêndios florestais com mais de três horas desde o seu início e com mais de 15 veículos operacionais ou ainda que envolvam três ou mais meios aéreos pesados.

Às 6h20 de hoje a ANPC , dava conta de um incêndio ativo na localidade de Várzeas, freguesia de Alvarenga, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, e um dominado na freguesia de Abrunhosa-a-Velha, concelho de Mangualde, distrito de Viseu.

O fogo no distrito de Aveiro teve início às 14h07 de segunda-feira e está a ser combatido por 124 operacionais, com o auxílio de 37 meios terrestres.

O incêndio, que deflagrou no distrito de Viseu às 14h57 de segunda-feira, está a ser combatido por 138 operacionais, com o apoio de 47 meios terrestres.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente nublado no litoral, em vales e terras baixas até ao meio da manhã e a partir do fim da tarde e vento fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro que pode persistir durante o dia na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Carvoeiro e descida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Vila Real entre 18 e 34, em Bragança entre 18 e 35, na Guarda entre 21 e 32, em Viseu entre 18 e 32, em Castelo Branco entre 20 e 36, em Portalegre entre 23 e 36, em Évora entre 17 e 36, em Beja entre 18 e 37, em Faro entre 21 e 27 e em Santarém entre 16 e 32.


Conteúdo Recomendado