Senalonga na Casa da Cultura de Seia

O grupo de teatro residente na Casa Municipal da Cultura de Seia, “Senna em Palco”, apresenta no próximo dia 27 de março, o espetáculo “Senalonga”, a partir da obra de Avelino Cunhal. Por ser Dia Mundial do Teatro, o Município abre as portas do Cineteatro ao público com entrada livre, assinalando a efeméride com uma […]

O grupo de teatro residente na Casa Municipal da Cultura de Seia, “Senna em Palco”, apresenta no próximo dia 27 de março, o espetáculo “Senalonga”, a partir da obra de Avelino Cunhal.
Por ser Dia Mundial do Teatro, o Município abre as portas do Cineteatro ao público com entrada livre, assinalando a efeméride com uma criação própria, de atores locais. “Senalonga” é um livro escrito pelo senense Avelino Cunhal, pai de Álvaro Cunhal. São histórias da vila de Senalonga (muito possivelmente Seia), terra perdida nas abas de uma grande serra no coração do país. Histórias passadas por volta de 1900 e que terão sido escritas em Lisboa, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 1964, onde se consegue retratar com requintes de genialidade pormenores das personalidades da época, situações da governação local, dos figurões da terra, dos anseios das suas gentes, do dia-a-dia da vila. Avelino Henriques da Costa Cunhal nasceu em Seia a 28 de outubro de 1887, e faleceu em Coimbra a 19 de dezembro de 1966. Em 1922 foi nomeado Governador Civil do Distrito da Guarda e em 1924 foi para Lisboa onde exerceu advocacia, destacando-se na defesa de diversos acusados pela ditadura de crimes contra a nação e práticas subversivas. Foi colaborador das revistas Vértice, Seara Nova e O Diabo. Foi, ainda, dramaturgo, tendo escrito várias peças neo-realistas, sob o pseudónimo de Pedro Serôdio. Os seus trabalhos tinham claras intenções de intervenção social, pelo que foram alvo de censura, por vezes com a própria detenção do autor. “Senalonga” conta com encenação e imagem de Alexandre Sampaio, dramaturgia de Alexandre Sampaio, Abel Santos e Sofia Borges (e colaboração de Mariana Aires, Paulo Mendes e Fabíola Figueiredo), interpretação de José Abrantes, João Alves, Luís Amaro, Sofia Borges, Carla Ferreira, Fabíola Figueiredo, Alícia Gomez, Adriana Neves, Elsa Pinto, Carla Reis, e Carolina Santos, e tema musical de Tó Zé Novais. O Grupo “Senna em Palco”, conta com npove anos de existência, realizou várias produções e participou em diversos festivais, promovendo ainda seis cursos de iniciação teatral para a comunidade senense.

Conteúdo Recomendado