Semana marcada por chuva e frio

A um fim de semana chuvoso, segue-se uma semana de chuva.

Isso mesmo indicou o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, que para esta segunda feira fez uma previsão de “céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade de norte para sul a partir do final da manhã”, assim como “períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro a partir do final da manhã”. Pode também contar com “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da manhã, descendo gradualmente a cota para os 1.000/1.200 metros até ao final do dia”.

Já o vento estará “fraco a moderado (até 35 km/h) de sudoeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, rodando para noroeste a partir da tarde e enfraquecendo no final do dia”: por último, haverá uma “pequena subida de temperatura”.

Já para terça-feira, as previsões não diferem substancialmente: “Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região Sul”, assim como a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que a ocorrer serão de neve acima dos 1.200/1.400 metros de altitude” – há também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior Norte e Centro”, assim como a “formação de gelo ou geada em alguns locais do interior, em especial do Norte e Centro”. Conte ainda com uma “pequena descida da temperatura mínima”.

A ‘culpa’? Uma frente atlântica muito ativa, que atravessou o país durante o fim de semana e que, para além de deixar o céu muito nublado em grande parte do continente, despejou precipitação sob a forma de chuva e neve.

Aliás, de acordo com o IPMA, não espere outra coisa que não chuva ao longo de março. “Na precipitação total semanal, preveem-se valores acima do normal (+1 a 30mm) todo o território na 1ª, 2ª e 4 ª semanas (de 4/3 a 10/3, de 11/3 a 17/3 e de 25/3 a 31/3). Na 3ª semana (de 18/3 a 24/3) não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

“Na temperatura média semanal, preveem-se valores acima do normal para as regiões do litoral da costa ocidental (com o valor de +0.25 a 1°C) na 2ª semana (de 11/3 a 17/3) e para todo o território (com o valor de +0.25 a 3°C) na 3ª semana (de 18/3 a 24/3). Na 1ª e 4ª semanas (de 4/3 a 10/3 e de 25/3 a 31/3) não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo”, apontou.

Esta semana na Guarda, as temperaturas rondam os -2ºC de mínima e os 10ºC de máxima.


Conteúdo Recomendado