O Centro Cultural de Trancoso celebra entre os dias 5 e 9 de Março a Semana da Leitura de 2018, inserido no programa do Plano Nacional de Leitura. Do programa destacam-se as atividades de animação de leitura, apresentação de livros, exposição de trabalhos e uma feira do livro.
“O Homem de Água” pelo João Nascimento, baseado na obra de Ivo Rosati, e “A Mulher que Lia” por Cristina Taquelim, baseado em textos paralelos do universo da literatura e do universo popular, de escritores como Isabel Allende ou Eduardo Galeano, são algumas das iniciativas.
Bem como a presença do escritor Francisco Moita Flores, que irá apresentar a obra “Mataram Sidónio” no Centro Cultural de Trancoso, no dia 9 de Março pelas 21 horas.
Recorde-se que o autor é reconhecido do público pela sua obra literária e pelo seu trabalho como dramaturgo para televisão, cinema e teatro. Tem uma vasta obra publicada e produzida; os romances: “Mataram o Sidónio!”, “A Fúria das Vinhas”, o “Bairro da Estrela Polar”, entre muitos outros.
Considerado pela crítica como o melhor argumentista do país, foi distinguido em Portugal e no estrangeiro pela qualidade da sua obra, foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante pela carreira literária e pública. Colaborador em vários órgãos como comentador tem marcado a sua intervenção pelo rigor e clareza com que aborda os temas da sua especialidade.