Seis escolas de Seia apuradas para 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura

Seis escolas do concelho vão representar Seia na 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura 2014/2015, do distrito da Guarda, que este ano se realiza no dia 22 de abril, pelas 12h30, na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, em Almeida.

Na Fase Distrital da Guarda participam 70 alunos, 50 do 3º ciclo do Ensino Básico e 20 do Ensino Secundário, dos concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Seia e Vila Nova de Foz Côa.

Os alunos do concelho de Seia, que participam nesta fase, são estudantes na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Escola Evaristo Nogueira, Escola Básica de Tourais-Paranhos – um total de 12 do 3º ciclo, Escola Profissional da Serra da Estrela e Escola Secundária de Seia – seis do ensino secundário.

Nesta fase serão apurados os dois alunos (um do 3º ciclo e um do secundário) que irão representar o distrito da Guarda na fase final do Concurso Nacional de Leitura.

O apuramento dos finalistas é feito através da realização de uma prova escrita, de carácter eliminatório, tendo por base as obras literárias “O gato Malhado e a andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, e “Um beijo no pé”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, para o 3º ciclo, e “Vida no Céu”, de José Eduardo Agualusa, “Crónica de uma morte anunciada”, de Gabriel García Márquez, para o ensino secundário, e por uma prova oral (três formatos de avaliação: dramatização, argumentação e leitura expressiva), apenas aplicada aos cinco concorrentes melhor classificados na prova escrita de cada um dos níveis de ensino.

O concorrente mais pontuado em cada nível de ensino é apurado para a prova nacional do concurso, sendo considerados suplentes os concorrentes classificados em segundo e terceiros lugares.

O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares. O Concurso destina-se às escolas das redes, pública e privada do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da Inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Como princípio geral orientador do Concurso está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.


Conteúdo Recomendado