Secretário de Estado da Administração Local em Pinhel

Freg Pinhel

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, esteve hoje em Pinhel a fim de formalizar a atribuição de um apoio de perto de 50 mil euros para financiamento de um projeto a levar a efeito pela Junta de Freguesia.

A cerimónia de assinatura do Contrato de Financiamento referente ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2 teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Pinhel, entidade beneficiária do apoio destinado a apoiar a reabilitação de parte de um imóvel.

O documento foi assinado em triplicado, pela Diretora-Geral das Autarquias Locais, Paula Costa, pelo Chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Financeira com a Administração Local, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Eugénio Santiago, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Pinhel, José Hermenegildo.

Seguiu-se a homologação do contrato pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

A receber o governante e a participar na cerimónia esteve também o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, que sublinhou a importância deste apoio para a Junta de Freguesia de Pinhel, informando que também a Câmara irá apoiar o projeto, ciente das dificuldades que as Juntas têm em conseguir receitas próprias para estes fins.

O autarca pinhelense concluiu agradecendo a presença do Secretário de Estado, “testemunho da vontade de estar no terreno e de promover uma política de proximidade”.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, agradeceu a hospitalidade com que foi recebido e lembrou que o apoio concedido ao abrigo da candidatura apresentada pela Junta de Freguesia visa, por um lado, dar resposta às necessidades sentidas pelas populações e, por outro lado, contribuir para a recuperação de património.

Apesar de se tratar de um valor “aparentemente pequeno”, a verdade é que “este valor poderá contribuir para a concretização de um projeto de grande importância”, concluiu o Secretário de Estado, consciente das dificuldades sentidas pelos territórios, nomeadamente os concelhos do Interior, aos quais importa “dar um sinal positivo de promoção da coesão territorial”.

Por último, importa referir que o Contrato de Financiamento visa a reabilitação de parte de um imóvel propriedade da Junta de Freguesia de Pinhel, um investimento orçado em 99.500€ e que terá uma comparticipação de 49.750€ (50%), ao abrigo do Subprograma 2.


Conteúdo Recomendado