Secretária de Estado do Turismo elogia dinamismo do Município da Covilhã

A Secretária de Estado do Turismo esteve ontem, dia 04 de janeiro, na Covilhã para a assinatura do protocolo de financiamento do Museu de Arte e Cultura e a apresentação oficial da Rede Covilhã Wi-Fi.

Ana Mendes Godinho marcou presença no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã para a sessão de assinatura do contrato de concessão de incentivos no âmbito do Programa Valorizar (Linha de Apoio ao Turismo Acessível) entre o Município da Covilhã e o Turismo de Portugal, representado por Carlos Abade. Este contrato vai permitir à autarquia criar e melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do Museu de Arte e Cultura, assim como disponibilizar informação sobre os recursos turísticos e patrimoniais da cidade em formatos acessíveis.

O valor do investimento ascende a 200 mil euros e o valor do incentivo aprovado é de 180 mil euros.

Vítor Pereira, Presidente da Câmara, iniciou a sua intervenção identificando a Covilhã como “uma cidade vocacionada para o turismo”, que quer “intensificar cada vez mais essa actividade no concelho”. O autarca prosseguiu lembrando que “a Covilhã é a 5ª cidade da região centro com maior afluência turística, segundo dados do INE. Temos um potencial incomensurável e muito para explorar ou dinamizar. Para tal, contamos com a prestimosa ajuda do Turismo de Portugal”. Vítor Pereira referiu-se ao projeto do Museu como “ambicioso, moderno, representando um traço de união entre o passado e o futuro”.

Nesta sessão foi ainda apresentada a Rede Wi-Fi da Covilhã, inserida no programa Valorizar (Linha de Apoio à Disponibilização das Redes Wi-fI). Esta Rede representa um investimento de cerca de 60 mil euros, permitindo ao concelho da Covilhã dispor de uma rede gratuita em locais de interesse turístico. O Município pretende essencialmente disponibilizar o acesso Wi-Fi no centro histórico da cidade e nas principais zonas de afluência de turistas, nomeadamente os jardins da cidade, as Penhas da Saúde, Unhais da Serra e Sobral de S. Miguel.

A Secretária de Estado do Turismo encerrou a cerimónia revelando ser “muito bom começar o ano aqui, na Covilhã, com um espírito tão positivo. Vou daqui com uma grande encomenda de projetos, que com o vosso dinamismo, querem apresentar”. Ana Mendes Godinho revelou que “a Rede Covilhã Wi-Fi é a 1ª implementada e já a funcionar em Portugal. Parabéns, Covilhã, por rapidamente ter percebido que existia esta oportunidade e que tinha de ser aproveitada”. A governante continuou, em tom elogioso, o seu discurso: “a Covilhã está a tecer o Turismo, visto aqui como uma malha, um conjunto de interações entre todos que servem de motor do desenvolvimento de outras atividades”.

Referindo-se aos projetos apresentados, a Secretária de Estado afirmou serem projetos “de acessibilidade, virados para a comunidade”, concluindo a sua intervenção afirmando que “é preciso vontade e saber aproveitar os instrumentos existentes. A Covilhã é um exemplo de que quando se quer, faz-se”.


Conteúdo Recomendado