
Apresentada esta quarta-feira, a iniciativa começa a 14 de junho e prolonga-se até dia 29, prometendo “festa nos bairros e no centro da cidade”, com arraiais, gastronomia – com destaque para o caldo de grão, servido tradicionalmente nesta altura do ano –, marchas populares, uma feira de artesanato, festa de encerramento e a feira anual de São João, no dia 24.
A novidade desta edição é a realização, também no dia 24 de junho, de uma feira de gado, junto à Quinta da Maúnça, na periferia da cidade, numa parceria com a ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda.
A atividade vai contar com a participação de mais de 50 produtores de bovinos, ovinos, caprinos, asininos e equestres do concelho e dos concelhos vizinhos.
“Vamos fazer ressurgir a feira anual de gado de São João, que será realizada num terreno onde vai ser edificado, no futuro, o novo parque de leilão de gado. Há, seguramente, 50 anos que já não se fazia e é importante voltar a organizá-la”, disse à agência Lusa Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda.
O autarca adiantou que o objetivo dos Santos da Guarda é “dinamizar a cidade, os seus bairros e o comércio local” através da animação em torno da tradição dos Santos Populares.
“Ano após ano, encontramos, nos bairros e na festa de encerramento, muitas pessoas que são da região e de fora, portanto este evento é um motivo de atração de visitantes à nossa cidade”, sustentou Sérgio Costa.
Cabe ao Bairro de São Domingos abrir, no dia 14 de junho, a festa dos Santos Populares na Guarda. Seguem-se depois mais dez arraiais noutros tantos bairros da cidade mais alta, com o Torrão a fechar o ciclo, a 25 de junho.
Na véspera, realiza-se a secular Feira Anual de São João, criada por decreto régio em 1255. Outrora instalada no centro da cidade, a feira decorre atualmente no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare.
Nos dias 27, 28 e 29 de junho terá lugar a Festa de Encerramento dos Santos da Guarda, na Praça do Município e Jardim José de Lemos, palcos de animação musical com a atuação de dezenas de grupos locais, gastronomia típica da época e artesanato.
Serão ainda expostas as Bonecas dos Santos Populares produzidas pelos bairros da Luz e da Sequeira, e no dia 28 haverá o habitual desfile de marchas populares com a participação dos bairros de São Vicente e da Luz, bem como de quatro marchas convidadas.
À noite, sobem ao palco o grupo Renovação 3 (dia 27), Emanuel (dia 28) e Virgílio Faleiro (dia 29).
O último dia dos Santos da Guarda fica ainda marcado pelo anúncio do vencedor do Melhor Caldo de Grão, um concurso que conta este ano com a participação de nove bairros da cidade.