Junho é o mês dos Santos Populares e na Guarda a festa vai fazer-se nos bairros e no centro da cidade até ao dia 29 de junho, com iniciativas que vão reavivar costumes num ambiente que combina a tradição, a gastronomia, a animação e o convívio.
A iniciativa que arrancou no passado dia 14 no Bairro de S. Domingos prolonga-se até dia 29, prometendo “festa nos bairros e no centro da cidade”, com arraiais, gastronomia – com destaque para o caldo de grão, servido tradicionalmente nesta altura do ano.
Nos dias 27, 28 e 29 de junho terá lugar a Festa de Encerramento dos Santos da Guarda, na Praça do Município e Jardim José de Lemos, palcos de animação musical com a atuação de dezenas de grupos locais, gastronomia típica da época e artesanato.
Serão ainda expostas as Bonecas dos Santos Populares produzidas pelos bairros da Luz e da Sequeira, e no dia 28 haverá o habitual desfile de marchas populares com a participação dos bairros de São Vicente e da Luz, bem como de quatro marchas convidadas.
À noite, sobem ao palco o grupo Renovação 3 (dia 27), Emanuel (dia 28) e Virgílio Faleiro (dia 29).
O último dia dos Santos da Guarda fica ainda marcado pelo anúncio do vencedor do Melhor Caldo de Grão, um concurso que conta este ano com a participação de nove bairros da cidade.