Sabugal recria no fim de semana o ambiente das “sortes” dos anos 1960

Cerca de 100 pessoas participam entre sexta-feira e domingo, na cidade do Sabugal, na recriação histórica das “sortes” [inspeções militares] dos anos de 1960, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.

O evento “Viagem às ‘sortes’ dos anos 60” é promovido pela Câmara Municipal do Sabugal no âmbito do programa “Sabugal surpreenda os sentidos”, que visa animar o concelho e atrair visitantes nesta época do ano.

O vereador da Cultura da autarquia do Sabugal, Amadeu Neves, disse à agência Lusa que a recriação conta com a participação “de cerca de 100 pessoas do grupo de teatro Artelier e de oito associações locais”.

Um dos destaques do evento acontece pelas 18h30 de sexta-feira, com a realização de um cortejo de cerca de “60 a 70 ‘mancebos'”, que recriarão a ida às inspeções militares em meados do século passado, e a atividade “Vamos às sortes. Viva a festa”, a realizar entre as 19 e as 20 horas.

Segundo Amadeu Neves, os “mancebos” partem do largo da Fonte e percorrem a rua 5 de Outubro até ao edifício da Câmara Municipal, “para simbolizar a viagem entre as diversas aldeias e a Câmara onde, naquela época, decorria a inspeção militar”.

No primeiro dia do evento será recriado o ambiente da ida às “sortes”, quando os jovens do concelho sabiam a “sorte que lhes calhava” quando completavam os 18 anos e eram chamados à inspeção militar, indicou.

“No início dos anos 1960 era uma sorte ser apurado e, a partir daí, com o início da Guerra Colonial, começa a ser um azar”, contou o autarca.

Naquela época, disse o responsável, a “sorte” de cada um era diferente: “uns emigravam a salto para a Europa, outros iam para a guerra e outros para a América”.

No sábado, a partir das 19 horas, será recriado o momento “Eles partem às sortes – canção da despedida”.

“Como alguns partiram e outros foram para a guerra, vai-se recriar o americanismo e o ambiente estrangeiro dos anos 60” do século passado, explicou o autarca.

Por fim, no domingo, pelas 21 horas, será recriado o momento da “Festa de reencontro”, que juntará “os que vieram da guerra e os emigrantes que regressaram com novas ideias e novos vestuários”, segundo Amadeu Neves.

Nos três dias do evento haverá recriações históricas, animação de rua, concertos e um mercado da época, entre outras iniciativas.

Na música, destaque para concertos da Orquestra Ligeira do Exército, pelas 22:00 de sexta-feira, e do grupo The Peakles, pelas 22 horas de sábado.

Durante os três dias do evento a Câmara Municipal do Sabugal espera “uma grande afluência de público”, lembrando o vereador da Cultura que a iniciativa de 2014, com a temática “Clandestinos anos 50”, juntou cerca de cinco mil pessoas.

Consulte o programa:

11695783_649025038561880_4629869033463285124_n


Conteúdo Recomendado