Sabugal com o Maior Presépio Natural

O Maior Presépio Natural poderá ser visitado de 7 de dezembro a 7 de janeiro, todos os dias, das 8h30 às 23 horas.

A Câmara Municipal do Sabugal, à semelhança de anos anteriores, encontra-se a recriar o Presépio de Belém, no Largo da Fonte, no centro da Cidade, ocupando cerca de mil e cem metros quadrados.

Para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que servirão de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do Presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo.

A Cerimónia de Inauguração do Maior Presépio Natural está marcada para o próximo dia 7 de dezembro (quinta-feira), pelas 16 horas, com um concerto pelo CORO GÉNESIS – GoGospel e perante uma parada de personagens do imaginário. Também nesse dia a Cidade se iluminará… Terá, ainda, lugar a inauguração da Exposição de trabalhos realizados por alunos das Escolas do Concelho e IPSS`s aderentes, intitulada “Natal Vira Lata”.

Paralelamente serão abertas as portas do “Mercadinho de Natal”, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, que decorrerá nos dias úteis das 14h00 às 19h00, sábados, das 10h00 às 21h00 e domingos, das 10h00 às 19h00, sendo que na semana de 18 a 22 de dezembro funcionará das 10h00 às 19h00, dias 24 e 31 de dezembro, das 10h00 às 15h00 e dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, das 15h00 às 19h00. Nos mesmos horários, os mais radicais poderão contar um uma Pista de Gelo Ecológica.

A animação contemplará personagens do imaginário, pinturas faciais, modelagem de balões e magia nos dias 8,9 e 23 de dezembro, das 15h00 às 17h00 e dia 24 de dezembro, das 10h00 às 12h00. Também farão parte da programação, a atuação do Rancho do Sabugal, no dia 9 de dezembro, a representação da “Natividade”, a cargo do Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas do Sabugal, no dia 10 de dezembro. O tradicional Concerto de Natal, pela Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte, terá lugar no dia 17 de dezembro (Igreja de São João), sendo que no dia 22 de dezembro decorrerá um Sarau Cultural (Auditório Municipal) e no dia 23 de dezembro atuará o Rancho de Sortelha. A peça de teatro “Só Quero um…”, do Grupo de Teatro Anel de Pedra, subirá à cena no dia 30 de dezembro, no Auditório Municipal. Para os mais aventureiros, o Clube Terras do Côa, propõe um Passeio BTT de Natal, na manhã de 17 de dezembro.

As festividades da Quadra Natalícia culminam com um fim de semana dedicado à tradição das Janeiras, pelo Grupo de Cantares do Sabugal, no sábado, dia 6 de janeiro e no domingo, dia 7 de janeiro, a Sociedade Filarmónica Bendadense brindará os presentes com um Concerto de Reis, no Auditório Municipal.

 


Conteúdo Recomendado