Sabugal comemorou Dia do Concelho

Na passada sexta-feira, dia 10, o concelho do Sabugal celebrou os 721 anos da confirmação do Foral de D. Dinis.

Neste dia comemorativo, e por forma a assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que iniciou logo pela manhã com o hastear das bandeiras ao som do hino nacional interpretado pelos alunos e professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Polo do Sabugal e perante guarda de honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.

No Auditório Municipal, a sessão solene começou com um momento musical a cargo de um professor da já referida Escola de Música.

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, abriu a sessão solene com uma intervenção, à qual se seguiu a do presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Orlando Delgado. Recorde-se que, em 2015, foi assinado o Instrumento de Cooperação e Geminação entre as respetivas Câmaras Municipais, um protocolo que abrange, entre outras, a cooperação nas áreas da Educação e da Formação Profissional.

A sessão prosseguiu com a atribuição de distinções honoríficas, com a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município e voto de louvor a trabalhador aposentado. Foi ainda atribuída a medalha de mérito empreendedor a Manuel José Lopes, da empresa Gelados Nevão; a medalha de mérito científico ao professor adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria – Doutor João Manuel Graça Frade; a medalha de mérito social ao arcebispo de Évora – D. José Francisco Sanches Alves, e a medalha de mérito cívico à Liga dos Combatentes – Núcleo do Sabugal; a cinco presidentes de Junta de Freguesia em fim de mandato – Aldeia da Ponte, Alfaiates, Bismula, Malcata e Rebolosa; ao Comandante do Comando Territorial da Guarda (GNR) – Coronel Cunha Rasteiro, e ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas – General Pina Monteiro.

Sobre as distinções honoríficas, o presidente da autarquia do Sabugal referenciou que “justas e merecidas, estas homenagens dão uma responsabilidade acrescida a todos: aos homenageados para continuarem a manter altos os níveis de desempenho, de que todos lhes estamos gratos e devedores; aos outros, como estímulo a um maior empenho, rigor e trabalho nas atividades que estão a desenvolver”.

O final da manhã ficou marcado pela inauguração das exposições ‘D. Dinis – Entre a História e a Lenda’ e ‘Desenhos com História’, uma iniciativa conjunta da Liga dos Combatentes – Núcleo do Sabugal e do Município do Sabugal, as quais podem ser visitadas na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal até 30 de novembro, de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30

A jornada comemorativa culminou com um concerto à noite, no Auditório Municipal, com o guitarrista e compositor António Chainho, acompanhado por Tiago Oliveira (viola de fado) e Ciro Bertini (baixo e acordeão), fechando assim as comemorações do Dia do Concelho.


Conteúdo Recomendado