RUDE apoia agricultores afetados pelos incêndios

O período de candidaturas decorre até ao próximo dia 22 de novembro.

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural criou um serviço de apoio gratuito para a elaboração de candidaturas à medida que o Ministério da Agricultura lançou para o restabelecimento do potencial produtivo agrícola perdido nos incêndios deste Verão.


A medida insere-se na Operação de “Restabelecimento do Potencial Produtivo”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) e visa apoiar a reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas pelo conjunto de incêndios rurais ocorridos nos meses de julho e agosto.


São elegíveis para este apoio, no valor global de 30 milhões de euros, as explorações que tenham registado danos que ultrapassem 30% do seu potencial agrícola, tendo em conta animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola.


O apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável e os níveis de apoio a conceder às operações elegíveis dividem-se em vários escalões, podendo chegar aos 100%.


O período de candidaturas decorre até ao próximo dia 22 de novembro.


A RUDE vai promover junto das freguesias afetadas pelos incêndios, sessões de informação sobre estas candidaturas e reuniões de acompanhamento aos agricultores com prejuízos nas suas explorações.


Com esta iniciativa a RUDE pretende “apoiar diretamente todos os produtores que viram as suas explorações agrícolas e pecuárias afetadas pelos incêndios e consequentemente o seu rendimento comprometido e, ciente das dificuldades que o processo de candidaturas possa representar para alguns destes produtores, colocar os seus recursos técnicos ao seu serviço”.


Recorde-se que a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural é a entidade gestora da aplicação dos fundos europeus no âmbito do programa LEADER/DLBC na Cova da Beira, onde nos últimos 30 anos apoiou mais de 600 projetos de empreendedorismo local alavancando um investimento total superior a 50 milhões de euros.


Conteúdo Recomendado