RTP transmite em direto Feira do Queijo Serra da Estrela de Fornos de Algodres

Este sábado, dia 14 de março, Sónia Araújo e Jorge Gabriel vão conduzir o programa “Aqui Portugal”, da RTP, que irá transmitir em direto o certame que é já uma imagem de marca da região.

A Feira do Queijo Serra da Estrela, que decorre este fim de semana, em Fornos de Algodres, é uma montra de promoção da identidade e ruralidade do concelho, que terá os pastores, as queijarias tradicionais e os produtores de queijo DOP, como principais figuras de cartaz.
Estarão igualmente presentes os produtos regionais de valor como o azeite, os enchidos, o mel, o Vinho do Dão, os doces regionais, e claro os produtos com urtiga.
Destaque ainda para os artesãos, música e folclore, cão serra da Estrela, e para o elemento mais diferenciador, a Ovelha Serra da Estrela.

O evento, que terá lugar no Mercado Municipal de Fornos de Algodres, terá a sua abertura oficial, este sábado, pelas 9 horas. Para as 10 horas estão agendadas Jornadas Técnicas sobre “Politíca Agrícola 2014/2020 – Oportunidades e Desafios”, que terão lugar  no Centro Cultural de Fornos de Algodres. A partir das 14 horas, a RTP 1 transmite em direto, através do programa “Aqui Portugal”, o certame. No domingo os destaques são a prova popular de queijo, o 1º Festival de Folclore de Fornos de Algodres e a visita guiada a uma queijaria artesanal.

Segundo a autarquia, “a Feira do Queijo de Fornos de Algodres pretende mostrar e manter viva a autenticidade e a genuinidade da produção do Queijo Serra da Estrela, a 7ª Maravilha da Gastronomia Nacional”.
Este evento insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres para fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos, a cultura e as tradições locais.

Pode consultar o programa na íntegra aqui.


Conteúdo Recomendado