Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Vinte e duas regiões do continente e o Porto Santo (Madeira) apresentam esta terça-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
O IPMA adianta que o Porto Santo, na Madeira apresenta igualmente risco alto de exposição, enquanto a Horta, nos Açores, apresenta risco alto de exposição e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz (Açores) apresentam risco moderado.
Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.
De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

Conteúdo Recomendado